Nos últimos anos, todos nós ouvimos falar muito sobre esse projeto, com políticos anunciando a obra e usando politicamente do assunto, com reuniões e audiências públicas. Porém, a ferrovia Norte-Sul, que ligaria Panorama (SP) a Rio Grande, passando por Santa Maria, deve ficar só na promessa. Ela foi anunciada em 2012, pela então presidente Dilma, mas o projeto nunca saiu do papel. Nos últimos anos, chegou a haver audiências públicas e anúncios de que a ferrovia iria ser mesmo construída. Depois, chegou a ser confirmado até o traçado, que inclui Cruz Alta e Santa Maria - isso está no site da estatal Valec, que cuida das ferrovias. A esperança era que o projeto poderia andar porque seria incluído num plano de concessões à iniciativa privada, não dependendo de verbas públicas. Porém, a possibilidade de a nova ferrovia ser construída aqui na região é quase nula.
A novidade é que o site G1 ouviu especialistas que afirmam que a tendência é que a concessão de apenas três novas ferrovias saia somente em 2019, e esse trecho que passa aqui nem está nos planos de Temer. O único trecho previsto da Norte-Sul para concessão vai do norte de São Paulo a Tocantins. Os outros dois trechos são de ferrovias entre Sinop (MT) e o porto de Itaituba (PA) e de Tocantins ao porto de Ilhéus (BA).
Com o preço da gasolina nas alturas, quando vale usar GNV
Estatal dá respostas genéricas
Entrei em contato com a assessoria da Valec, em Brasília, e a resposta foi genérica, de que somente os estudos de viabilidade técnica e econômica foram concluídos em relação aos trechos Panorama (SP) a Chapecó (SC) e de Chapecó a Rio Grande, passando por Santa Maria. Segundo a estatal, os estudos apontaram que a construção da ferrovia é viável economicamente nesses dois trechos, mas esse é só o primeiro passo. Nem os projetos da obra foram feitos, que seria o próximo passo para licitá-la. A Valec não respondeu se há alguma previsão de a obra sair do papel.
ESTUDO E O TRAÇADO
O estudo de viabilidade técnica e econômica feito pela estatal Valec, que está detalhado e com mapas, neste site, tem até um traçado sugerido para a ferrovia Norte-Sul cruzar por Itaara e Santa Maria. É o que mostra a imagem abaixo, indicando que a ferrovia desceria de Itaara em direção a Camobi e Arroio Grande, seguindo em direção a Pains.
A grande dúvida que fica: será que um dia veremos essa nova estrada de ferro ser construída? Infelizmente, é provável que ficará só no plano das ideias.